Vacinação contra gripe deve ser estendida após campanha para grupo prioritário

Publicado por: Domingo, 04 Junho 2017 18:31 32
gripe vacina piton 26 Campanha para o grupo prioritário foi prorrogada até a próxima sexta-feira (9). A previsão da SES-MT é de que a vacina esteja disponível para toda a população na segunda-feira (12).

Em Mato Grosso, a vacinação contra a gripe deve ser estendida a toda população após a campanha para o grupo prioritário, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), que foi prorrogada até a próxima sexta-feira (9) por causa da baixa adesão da população. A previsão da pasta é de que a vacina esteja disponível para a população a partir da próxima segunda-feira (12).

A decisão de estender a vacinação foi do governo federal, que deixou a critério de cada estado seguir a orientação. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estado já vacinou 68,3% do público-alvo da campanha, o chamado grupo prioritário.

Esses grupos são os formados por idosos, indígenas, professores, servidores da área da saúde em geral, puérperas, gestantes e crianças com seis meses até os cinco anos de idade.

No Brasil, nenhum estado atingiu a meta prevista pelo governo federal.

Os municípios com maior índice de vacinação em Mato Grosso são Planalto da Serra (100%), Rondonópolis (64,53%), Várzea Grande (60,43%) e Cuiabá (49,92%).

Fonte: G1 MT